5 MARCAS DE UM BOM PASTOR AUXILIAR
- Lucas Anunciação
- 3 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de out. de 2024
Um pastor auxiliar desempenha diversas funções dentro de uma igreja, e a experiência de servir como pastor auxiliar é fundamental para o desenvolvimento de habilidades. As responsabilidades são distintas, embora existam muitos pontos de convergência entre os papéis. Servir como auxiliar e pastor sênior agregou algumas importantes marcas que passo a compartilhar a partir daqui:

1. amizade
Um bom pastor auxiliar deve ser mais do que apenas um colaborador; ele precisa ser um amigo do pastor sênior e da membresia. Alguém que ostente o título de auxiliar, mas não seja reconhecido, pelo pastor principal e pela igreja como amigo, terá dificuldades em desempenhar os papéis mais significativos dessa função.
A amizade fortalece a confiança e a abertura, permitindo uma comunicação mais eficaz e um trabalho em equipe harmonioso. Como elo entre os membros da igreja e o pastor principal, o pastor auxiliar pode criar um ambiente favorável ao crescimento e reforçar a unidade.
2. Entrega
A entrega é uma característica essencial para um pastor auxiliar. Como diz a Palavra de Deus: "Melhor coisa é dar do que receber." Um bom auxiliar se dedica completamente a impulsionar as ações da sua liderança. Ele não é um bajulador, mas sim um servo útil, disposto a sacrificar seu tempo e energia para apoiar a missão da igreja. Essa disposição para servir é fundamental para estabelecer um ministério frutífero, e ele está sempre pronto para se entregar totalmente em todas as oportunidades que surgem.
3. Cooperador
Durante minha trajetória, convivi com outros auxiliares, alguns só tinham o título de auxiliares. O pastoreio auxiliar serve como exemplo para os demais membros da igreja. Sua atitude cooperativa inspira outros a se unirem em torno dos objetivos comuns da igreja local. Ele tem a responsabilidade de apoiar a execução da visão da igreja, ajudando na implementação de estratégias e atividades que promovam o crescimento espiritual.
4. Encorajador
O pastor auxiliar deve ser uma fonte constante de encorajamento tanto para o pastor sênior quanto para os membros da igreja. Ele incentiva todos a se envolverem em ministérios e ações comunitárias, contribuindo assim para uma cultura de cooperação dentro da congregação.
5. multiplicador
O auxiliar multiplica o potencial do líder principal, pois o pastor auxiliar é uma extensão do coração do pastor sênior. Sua abordagem e ações refletem a liderança que ele serve, e a igreja sente que é verdadeiro e recebe esse pastoreio com alegria.
O pastor auxiliar não é um concorrente e nem é um pastor substituto do pastor sênior; ele é um auxiliar, alguém que complementa, com excelência, o cuidado pastoral do rebanho do Senhor. Sempre acreditei que, se não fosse o melhor auxiliar que pudesse ser, não estaria autorizado a me tornar o melhor pastor sênior que posso ser para a glória de Deus.
O papel do pastor auxiliar se torna essencial quando ele incorpora características como as mencionadas anteriormente. Em outra oportunidade, escreverei sobre o pastoreio sênior.
תגובות