A RIVALIDADE E O PROPÓSITO
- Lucas Anunciação
- 9 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
Não concentre-se nos “rivais”, concentre-se no propósito!

"E sua rival a provocava e zombava dela, porque o Senhor não lhe tinha dado filhos. Todos os anos era a mesma coisa: Penina provocava Ana quando iam à casa do Senhor e, a cada vez, Ana chorava muito e ficava sem comer." 1 Samuel 1:6,7
A vida é mais tranquila quando você persegue um propósito e não encontra alguém querendo minar suas forças. A outra face ? O natural do ser humano é não oferecer nenhuma face.
Vamos trabalhar nisso um pouco aqui hoje.
Leve todo o seu sofrimento ao Senhor, não descarregue o seu sofrimento no seu rival porque isso não o fará alcançar o propósito.
Temos a tendência de abandonar o propósito quando encontramos “rivais” que nos fazem sofrer ainda mais. Recordo-me de uma líder de trabalho, que mais parecia uma rival, ela era terrível! Meu coração estava a ponto de se amargurar. No entanto, depois de um tempo encarei aquilo como uma contribuição, dentro de um cenário de sofrimento que ela me causava, pensei precocemente que se suportasse aquilo suportaria qualquer outra coisa.
Fiquei com os melhores recursos que extrai daquela dura experiência. Era incrível como aquela mulher sempre se respaldou em tudo e como também organizava o tempo das atividades que executava. Copiei Isso dela e tem me ajudado até hoje, me tornei mais produtivo por causa do que ela tinha de melhor. Os “rivais” podem trazer novas ferramentas para você e também te dar mais força para o propósito.
O propósito deve ser muito mais elevado do que o seu desejo de vencer uma discussão, não gaste energia com isso, concentre-se no propósito, trabalhe neste foco. Eu lembro de Neemias que não gastou o tempo do propósito discutindo com rivais porque tinha que concluir uma grande obra que estava executando. Aliás, tenho aprendido que ninguém vence uma discussão, quando considera em amor o coração do outro.
Os seus pedidos tornam-se incompatíveis com a vontade de Deus se você ficar preso a fazer orações contra seus “rivais”, isso não funciona! A rivalidade desviará você do propósito. Volte para o propósito rapidamente, mesmo sentido dor, não permita que isso torne seu coração amargurado. Ofereça ao Senhor orações que estejam em concordância com a vontade Dele revelada em sua Palavra.
Ana tinha um firme propósito. Ela não quis algo somente para ela, ela não quis vencer uma rivalidade, ela não quis tirar nada de Penina, Ela quis agradar ao Senhor! A alegria de alguém que ama verdadeiramente ao Senhor, não está em substituir seu relacionamento com Deus pela bênção que recebe, nem basear sua vida em vencer uma disputa.
O propósito edifica a todos, a rivalidade sempre destrói a vida de alguém. Sua vida será melhor se você não lutar no ritmo da rivalidade.
Veja que coisa boa…
Os rivais vão fazer você orar muito mais, aproveite então e ore por eles e pelo propósito!
"Vocês ouviram o que foi dito: 'Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo'. Mas eu digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem. Mateus 5:43-44
Comments