LÍDERES MULTIPLICADORES
- Lucas Anunciação

- 16 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de set. de 2024
A maior alegria que tenho liderando é formar novos líderes, não existe fruto mais doce que este. A liderança bíblica não é conhecida por concentrar poder, mas por distribuí-lo.
Bons líderes são capazes de fazer tudo sozinho, líderes excelentes capacitam outros para trabalhar em equipe. Deus nos chamou para excelência !

O maior esforço da liderança deve ser encontrar corações dignos para multiplicar testemunhas fiéis e idôneas, capazes de ensinar outros.
“Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.” 2 Timóteo 2:1,2 ACF
Infelizmente esta visão parece estar oculta para alguns ou é realmente ignorada.
O resultado de não trabalhar como a Palavra de Deus recomenda, pode ser um planejamento desastroso para o líder e para a organização.
Não é difícil compreender o coração de quem trabalha desta forma, é inegável o comprometimento desse tipo de liderança, mas todo esse zelo e capacidade será perdido porque não serão transferidos através do discipulado intencional.
E embora seja compreensível, não é este o plano de Deus.
Estava outro dia conversando com meu filho sobre liderança, a partir de uma dúvida que ele mesmo teve. Ele percebeu uma concentração de poder grande em uma organização, sobre uma única pessoa, era sempre aquela única pessoa para tudo, ele achou aquele modelo estranho.
Muitas pessoas temem a liderança porque este modelo infelizmente é mais comum do que o modelo bíblico, mas não é assim que uma liderança cristã deveria trabalhar. Expliquei para ele que era exatamente por trabalhar diferente que estava naquele momento, fazendo um lanche com ele, eu sabia que haviam outros líderes, fiéis e idôneos, dando continuidade aos outros assuntos.
A liderança deve fluir como o evangelho de Jesus em João descreve (João 13:5).
Jesus com uma bacia, água e toalha, se curvando e preparando outros para o envio.
“ Na verdade, na verdade vos digo: Se alguém receber o que eu enviar, me recebe a mim, e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou.” João 13:20 ACF
Fazer discípulos incluirá repassar o principal conhecimento que recebemos, assim como transferir a experiência e ferramentas, a missão vai além do nosso tempo e sempre será bem sucedida se for multiplicada para as próximas gerações.




Meu caro Pastor, esse é o modelo de Cristo, líderes multiplicadores, atuando não como donos, mas como pais na fé de seus liderados, impulsionando-os a irem mais longe e cada vez mais alto.
Obrigado pelo seu artigo!