top of page

4 CONSELHOS PARA NOVOS PASTORES

Atualizado: 7 de jan. de 2023

Espero que estes conselhos possam chegar até você no início da sua jornada pastoral. Eu sei como começar a pastorear é algo desafiador.

Aconteceu comigo há dez anos, depois de um período aprendendo com um pastor incrível que presidia a igreja quando eu cheguei. Naquela época minha atuação não era integral, mas bivocacional, auxiliando ao pastor presidente da Igreja. Aprendi tudo o que pude com ele, observando e ouvindo aquele grande mentor.


Até então meu coração considerava auxiliar bem o pastor da Igreja, e prosseguir com minha carreira profissional semanal, não passava em minha cabeça que eu me tornaria o pastor da Igreja, mas isso aconteceu. Deus estava tratando minha família para as primeiras renúncias que precisávamos fazer, ele nos deu paz e deixei uma promissora carreira profissional e bem diante dos nossos olhos, Deus preparou a Igreja para nos receber como os novos líderes servos.


Publiquei um artigo sobre transição pastoral, depois você pode conferir.


Depois de 10 anos pastoreando e servindo voluntariamente como Diretor Executivo em uma organização, que tem o foco exclusivo na mentoria pastoral, gostaria de compartilhar com você alguns conselhos iniciais, são pontos simples para um começo de jornada seguro.


1° SEJA UM EXCELENTE AUXILIAR

Um excelente exemplo de pastoreio se constrói antes da ordenação, quando nos esmeramos em auxiliar bem onde estamos com coração receptivo ao pastoreio. Na realidade todos os pastores são auxiliares do sumo pastor Jesus Cristo. Um pastor precisa ser mentorado, precisa ter o hábito de prestar contas para alguém e se você já tem o coração moldado neste aspecto irá transpirar humildade e Deus derramará ainda mais graça sobre você. Ser um auxiliar é desfrutar da preciosa oportunidade de ver de perto como acontece o pastoreio a partir de um líder experiente da Igreja, ande perto do seu pastor, seja alguém com quem ele possa contar. Auxiliar bem é um respaldo prático, faz parte da cultura da honra e isso contribuiu para o pastor que você está se tornando à vista do Senhor e diante do rebanho.


2° CUIDADO COM AS MUDANÇAS

As mudanças são necessárias, mas precisam ser no tempo certo, existem muitas coisas que são boas somente no tempo certo, a igreja tem um tempo e uma quantidade de coisas que consegue processar. Amigo você já é uma grande mudança e a Igreja pode levar tempo para absorver.

Ministérios de impacto não são gerados a partir de corações ansiosos, mas de corações graciosos que pacientemente oram e na dependência do Senhor sabem discernir o momento certo. Imagine um menino de 10 anos que ama carros, isso é muito legal de ver, mas um menino não está preparado para dirigir um carro de verdade, é preciso esperar o tempo certo das coisas para evitar acidentes. Isso tem haver com você pastor e a igreja, amadureça o suficiente esse relacionamento.

Portanto, inicialmente identifique onde estão as oportunidades, faça o trabalho de um “pastor raiz”,pregue a Palavra com graça e conhecimento, porque um púlpito saudável, amparado por uma vida de oração começará gerar a credibilidade do quanto o Senhor está agindo através da sua vida. Em geral mantenha as coisas administrativas no plano básico, em ordem, faça uma prestação de contas transparente. Após o primeiro ano é possível fazer pequenas mudanças de acordo com a vontade de Deus alinhado com os hábitos da Igreja local, isso irá gerar mais espaço e influência para outras mudanças.


3° TRABALHE

A igreja irá abraçar um obreiro que está disposto para o trabalho, o ministério é um lugar de muito trabalho. Lembre-se que você não trabalha sozinho, mas trabalha para e com o Senhor e junto com a Igreja. Os campos como sabe estão brancos e precisamos dos trabalhadores! O trabalho deve ser em tempo adequado e alinhado com uma agenda inegociável que permita o descanso. Procure organizar a sua agenda, porque se não fizer isso desde o início, alguém irá fazer a sua agenda, e isso irá desgastá-lo.


4° AME PASTOREAR

Não perca de vista o dia que o seu coração foi impactado por esta linda missão, o dia que você foi conquistado para conquistar outros. O pastoreio irá desafiar você, permita que a jornada seja abastecida por um amor que só aumenta dia após dia. Viva dentro das expectativas do Senhor para você, elas são adequadas a sua natureza, não viva nem debaixo das suas expectativas nem da expectativa dos outros, mas somente na vontade do Senhor. O amor é paciente, espere Nele e quando sofrer aprenda com o sofrimento, quando alcançar grandes avanços, mantenha-se humildemente amável.


Transmita ao rebanho o quanto você ama fazer este trabalho incrível, tudo que é revestido de amor gera muitos frutos. O seu melhor recurso para seu crescimento e dos outros é o amor. Não se compare aos outros, você é único, perceba diariamente como Deus ama os pastores, porque no amor você irá muito bem.


Que o Senhor te abençoe querido pastor, espero que possa ter contribuído. São coisas simples que fazem grande diferença no dia a dia do ministério, não tenha pressa, estamos em uma maratona!


Siga o autor no instagram





Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page