SEM NEUTRALIDADE
- Lucas Anunciação
- 8 de out. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 8 de out. de 2022
William Wilberforce, evangélico membro do parlemento, em décadas, dedicou-se pelo fim da escravidão no Reino Unido e em suas colônias.

Em uma carta enviada por John Wesley, também conhecido como o Pai do Metodismo, ele afirmou o seguinte para William Wilberforce:
“A menos que Deus o tenha erguido para isto, você se sentirá exausto pela oposição de homens e demônios. Mas, se Deus estiver com você, quem poderá ser contra? Serão todos os homens juntos mais fortes do que Deus?”
Quando William Wilberforce morreu, 29 de julho de 1833, a nação britânica homenageou Wilberforce enterrando-o na Abadia de Westminster e erguendo uma estátua em sua memória. Foi também na Abadia de Westminster, que recentemente aconteceu o funeral da rainha Elizabeth II.
jESUS CRISTO AFIRMA:
“Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha” . Mateus 12:30
Devemos agir com prudência, mas devemos agir!
Cornelius Van Til declarou o seguinte:
"A guerra entre Cristo e Satanás é global. Ela acontece, em primeiro lugar; no coração dos homens”
Quem defende a neutralidade é o humanismo, que busca colocar de fora a religião e as estruturas bíblicas, a moral e pilares estabelecidos por Deus para a vida. Como cidadãos cristãos não podemos e não devemos assumir uma posição que nos alinhe com uma estratégia maligna. Todos estes homens se posicionaram, e exatamente por este motivo enfrentaram oposição e a morte.
Como ensinei no primeiro episódio do podcast da série “A estratégia do Mal”, Satanás usa esses meios para influenciar a nossa neutralidade. O silêncio ou omissão em nada cooperam para que a mensagem liberte as mentes e os corações.
Um desastroso equívoco, considerar que fé e política não tem relação alguma.
A Palavra de Deus desconstrói essa ideia, quando lemos a história de José. Ele tornou-se governador através de uma ação especial de Deus, por este avanço milhares de vidas foram salvas da fome (Gn 42.6). Ainda lemos sobre o profeta Daniel que ao estar próximo do rei da Babilônia, através da sua fidelidade ao Senhor, honrou os princípios inegociáveis da fé,com sua coragem e firme posicionamento, Deus tornou-se conhecido entre os povos (Dn 4).
E se a rainha Ester ficasse “neutra” ?
“Quando Mardoqueu recebeu a resposta de Ester, mandou dizer-lhe: "Não pense que pelo fato de estar no palácio do rei, de todos os judeus só você escapará, pois, se você ficar calada nesta hora, socorro e livramento surgirão de outra parte para os judeus, mas você e a família de seu pai morrerão. Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha? " Ester 4:12-14 NVI
Não existe neutralidade na vida cristã, a neutralidade pode tornar-se na cumplicidade dos bons.
Existem posicionamentos que são estrategicamente secretos, mas os princípios da luz não são, pelo contrário eles devem ser expostos.
"Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.
E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus". Mateus 5:14-16 NVI
Encerro por aqui com a frase do pastor batista Martin Luther King Jr
“O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons”.
Siga o autor no Instagram @prlucasanunciacao
Episódio do Podcast "A Estratégia do Mal"
A voz que identifica o posicionamento do cristão são suas condutas e isso jamais passará despercebido pela sociedade.