COLEGIADO PASTORAL
- Lucas Anunciação
- 3 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Liderar sozinho é um ponto de partida comum, mas gostaria de encorajá-lo a planejar uma transição adiante para um colegiado. A Bíblia nos ensina que o crescimento provém de Deus mas indica também nosso papel de plantar e regar.

A primeira coisa que descobri na prática foi que este avanço é uma tarefa que exige mudanças importantes no coração do pastor e que demandam esforço de todo o tipo.
O primeiro desafio para a formação de um colegiado é o coração do pastor !
A generosidade será algo necessário para avançar neste sentido, meu propósito em compartilhar este artigo não é reprovar modelos, mas indicar que é imprescindível discernir o melhor formato para liderar em cada ciclo de tempo.
Caminhar com outros líderes pastorais, me fez ouvir histórias difíceis de assimilar em vários modelos de liderança. É inevitável que um líder experimente em algum momento o cálice de dores indesejáveis.
Aprendi que evitar as dores do crescimento, cria junto meios de limitar e evitar avanços. O processo de amadurecimento ministerial lida com situações deste tipo.
Nenhum navegador que é forjado nas tempestades, adquire experiência se o seu barco ficar no porto e ainda não pode fazer muito sem o auxílio de uma tripulação treinada.
Moisés por exemplo não liderou sozinho todo tempo, ele fez isso até receber o precioso conselho de Jetro.
Jetro recomendou que naquele tempo Moisés deveria liderar de uma nova forma, o povo cresceu em número, mas Moisés insistia em manter a mesma abordagem do início, foi por isso que Jetro disse que ele estava trabalhando errado.
Moisés poderia perder a sua vida precocemente, como as vidas dos outros.
Creio que à medida das nossas experiências atuais em relação às experiências que Moisés teve, podemos dizer que temos muito a aprender com ele.
Este é um conselho que todos nós líderes podemos colocar em prática.
A forma que você começou a liderar pode não ser eficaz adiante, então comece a preparar líderes fiéis imediatamente e o crescimento estará mantido e garantido.
A fidelidade ao Senhor, piedade e a sua intimidade com Ele também serão cada vez maiores !
O colegiado pastoral irá ampliar o seu coração amoroso, o pastor que pacientemente busca homens fiéis para treinar e ombreá-lo encontrará oportunidades de melhor preparo pessoal, no cuidado fundamental com a sua família e na liderança com o povo.
Revista seu coração de humildade para liderar !
O soberbo é resistido, mas o humilde é irresistível.
Escreverei mais sobre isso adiante, transforme este texto em ações, comece orando, peça a Deus a visão de quem Ele separou. Não se surpreenda se enxergar gente improvável aos olhos dos outros.
Moisés, Jesus Cristo e Paulo e muito provavelmente nós não éramos os primeiros da lista, e uma última coisa para pensar…
Eles poderiam liderar sozinhos, mas não fizeram isso.
Deus o abençoe!
Siga no Instagram
@prlucasanunciacao
コメント