top of page

LÍDERES E INDICADORES

Atualizado: 19 de set. de 2024

Certamente você tem indicadores na Igreja, mas talvez não observe eles ainda como uma ferramenta intencional de cuidado e desenvolvimento.  Neste momento eles podem ser um amontoado de anotações em algum documento para registro interno ou até mesmo um documento oficial guardados em uma gaveta, mas na verdade eles são muito mais que isso, são faróis! 


A lista  abaixo é um exemplo de  informações, não exaustivas, mas fundamentais que encontramos em uma Igreja organizada:


  • Cadastro de Membresia;

  • Matriculados na Escola de Líderes, 

  • Registros de entradas e saídas.


Peter Ferdinand Drucker considerado o pai da administração, afirmou essa grande verdade:


“O que é possível de ser medido é possível de ser melhorado.”


Deixe-me explicar um pouco sobre indicadores, caso esse assunto não seja muito conhecido por você.  (recomendo que continue pesquisando a respeito.)


Estamos cercados o tempo todo com informações que podem gerar indicadores, como na lista fundamental acima, mas nem todos foram treinados para interpretá-los, somente para registrá-los.  Os indicadores  ajudam nas ações de aperfeiçoamento. Talvez você não saiba com exatidão dizer quantos solteiros e quantos casados existem na membresia ou quantos alunos participam da classe das crianças ou  qual é a média de entradas e saídas.   


Os indicadores vão além destas questões de resgistro. Registrar é fundamental, mas

analisar é um avanço. Uma análise desses registros pode ajuda-lo a decidir quais  materiais usar no desenvolvimento da Igreja ao longo do ano.


Este não é um ensino “anti espiritual”, não é difícil encontrar alguém que use isso como desculpa para não fazer um trabalho melhor.  Não podemos servir sem excelência, porque a excelência glorifica a Deus.  


Não permita que um bom trabalho realizado hoje  o impeça de avançar e fazer um trabalho ainda melhor amanhã. 

O que poderíamos dizer sobre os  indicadores do pastor que o Evangelho de Jesus segundo Lucas apresenta. 


Como ele percebeu que faltava uma ovelha ? Ele observou o seu “farol de indicadores” e lá constava que  faltava uma ovelha !  Eu imagino que ele conhecia a ovelha inclusive pelo nome, realmente e eu não duvido disso, ela não era somente um número!


“Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.  Lucas 15:6b


Certamente que essa tarefa fazia parte da rotina daquele pastor. Esta era e é  uma importante rotina de apoio ao pastoreio. Os indicadores  funcionam bem em uma análise para construção de respostas significativas, pois existem decisões desafiadoras que se  apresentam no dia a dia do  pastoreio do rebanho de Deus.  


Faz algum tempo que implantei  o  farol de indicadores com nossos  líderes de tempo integral.  As reuniões se tornaram intencionais e produtivas.  Identificamos e construímos  indicadores para cuidar melhor das crianças, adolescentes, jovens e adultos, como também indicadores  para consolidação de novos crentes e membros da Igreja. 


Cada indicador representa um assunto, mas também uma pessoa que identificamos  pelo nome, assim avançamos em ações de cuidado para aperfeiçoarmos semanalmente o pastoreio.


Uma das conquistas importantes que celebramos foi analisar que nos anos anteriores à implantação do painel, haviam muitas decisões para Salvação em nossas reuniões, mas os batismos andavam em um ritmo diferente. Assumimos a responsabilidade de que iríamos fazer um trabalho melhor !


Foi maravilhoso ver Deus nos ensinando a conduzir essas pessoas ao batismo e a  consolidação da sua fé.  Isso  tem produzido um efeito incrível no ânimo e crescimento da Igreja.  Devo também dizer que o desenvolvimento desses líderes responsáveis por cada apresentação dos indicadores é extraordinário! 


Assim como o pastor da parábola,  desejo que essa ferramenta o ajude a identificar oportunidades e com isso sinta  a mesma alegria por encontrar  respostas através da Oração e direção da Palavra de Deus.   


Comments


bottom of page