CONTE O PREÇO
- Lucas Anunciação
- 10 de ago. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 12 de ago. de 2023
É algo incomum alguém dar um presente com o preço, mas um discipulador deve presentear e contar o preço.

A cultura que se estabeleceu sobre a Igreja nos últimos tempos, transformou a maioria dos cristãos em consumidores. É verdade que todos nós precisamos consumir, receber um bom alimento espiritual está dentro do plano de Deus. Mas a questão é que a maioria dos cristãos optaram por uma posição exclusiva de somente receber. Então ,como ficarão aqueles que precisam trabalhar para alimentar um grupo cada vez maior ? E todos os outros que precisam ser alcançados ?
O evangelho é um presente que vem com o preço, se você não sabe o preço, não ouviu o evangelho.
O evangelho é um presente que vem com o preço, se você não sabe o preço, não ouviu o evangelho. Tenho notícia de líderes pastorais que estão entristecidos, frustrados e decepcionados. Seus corações estão apagados, o plano principal deles agora é abandonar o ministério.
Muitos desses líderes se concentram apenas na primeira fase, ganhar pessoas, mas não permitem que essas pessoas que evangelizaram saibam o preço. Quando me refiro a preço, estou falando de treinamento intencional, do processo de santificação, da prestação de contas e das ações que realmente capacitem esses novos discípulos, para que assumam suas funções no Corpo de Cristo. O pastor que não trabalha neste foco, pode estar enxugando gelo, e isso realmente cansa. É necessário que façam uma análise clara sobre o que está acontecendo, porque podem estar multiplicando consumidores ao invés de multiplicar discípulos.
É como criar filhos sem relacionamento e que recebem tudo nas mãos sempre, sem qualquer esforço, ou consciência do quanto custou. Como esse filho poderá amadurecer e assumir o seu papel mais tarde na sua família se não for treinado para isso ? Da mesma forma acontece com um novo convertido que não é capacitado biblicamente, logo poderá desanimar ou até mesmo se tornar somente um consumidor do tempo do pastor e de encontros, gente que até esqueceu porque está na Igreja.
O apóstolo Paulo diz algo impactante para Timóteo, ele compartilha sua dor e assim ele revela o preço do discipulado.
“Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. Ninguém que milita se embaraça com negócio desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.” 2 Timóteo 2:3-4 ARC
Observe essa mensagem desafiadora do Apóstolo Paulo para o jovem pastor Timóteo, veja o pedido deste discipulador. O pastor Paulo trabalhou para multiplicar mais um líder capacitado para compartilhar e vencer as dores. Uma das frases mais conhecidas a respeito do preço do discipulado é do saudoso pastor Billy Graham:
“A Salvação é de graça, mas o discipulado custa tudo o que temos.”
Enquanto você não contar o preço do discipulado ele não estará completo.
Enquanto você não contar o preço do discipulado ele não estará completo. Existem oportunidades de ponta a ponta neste assunto. Quem produz, deveria usar os conteúdos com intencionalidade com a Igreja e especialmente no discipulado um a um. Devemos voltar para o caminho indicado na grande comissão e assim resgatar o modelo de treinamento de Jesus:
Eu faço (DISCIPULADOR) - VOCÊ OBSERVA (novo discípulo de Jesus)
Eu faço (DISCIPULADOR) - VOCÊ AJUDA (novo discípulo de Jesus)
VOCÊ FAZ (novo discípulo de Jesus) - Eu ajudo (DISCIPULADOR)
VOCÊ FAZ( novo discípulo de Jesus) - Eu observo (DISCIPULADOR)
O discípulo de Jesus, desde o início precisa de ajuda para nutrir-se, mas em tempo deve também aprender por observação e ação a nutrir outros. Esse processo irá contribuir para que a Igreja e para que os líderes avancem, sem sobrecargas, com tudo bem ajustado.
Muitas situações problemáticas que a Igreja e os líderes enfrentam, são resolvidas quando vamos além de algumas lições necessárias para o batismo. Não ignore isso!
Infelizmente o imediatismo faz o líder trabalhar sozinho, mas não é essa a proposta, isso infelizmente é uma cilada que logo o consumirá. Um discípulo precisa trabalhar com o foco de multiplicar outros discípulos. O discipulado prepara a Igreja para receber o crescimento trabalhando junto com o pastor.
Os discípulos de Jesus não são consumidores, são cooperadores.
Este trabalho, que parece ser lento, proporcionará o melhor ambiente para que todos possam se alegrar e produzir muitos frutos. Não deixe de contar o preço, conte com as palavras, mas principalmente com a sua vida.
SOBRE O AUTOR
Lucas P. Anunciação desempenha outros papéis além da idealização do ETC blog. De pastor presidente na Igreja Batista Vila em Itaguaí-RJ e Diretor executivo da Associação de Amigos do Ministério Pastoral a apresentador do podcast Chosencast. Seu coração flui generosamente para fazer discípulos, equipá-los e apoiá-los, e assim cooperar para a expansão do Reino de Deus.
Buscando a caminho de contribuir 🌟