top of page

3 CONSELHOS PARA CONVERSAS DIFÍCEIS

"As feridas feitas por um amigo sincero são melhores que os beijos de um inimigo." Provérbios 27:6

ree

Embora a maioria das pessoas imagine que uma conversa difícil é algo completamente indesejável, um diálogo profundo e verdadeiro, que confronte para o melhor, pode ser a fronteira entre a estagnação e o crescimento, entre o adoecimento e a saúde.


A Palavra de Deus nos ensina que conversas difíceis podem ser traduzidas como um ato de amor. Jesus, em sua oração no Getsêmani, fez uma das conversas mais difíceis de que se tem registro, mas o que essa conversa produziu chegou até nós!



1. Seja Amoroso


Considere que, pelo fato de a conversa ser difícil, existe uma maior probabilidade de que ela não se estabeleça suavemente. Seja amoroso o tempo inteiro, para que ninguém duvide de seu amor, mesmo quando for necessário confrontar (Tiago 3:16-18).


2. Seja Bíblico


A Bíblia o ajudará a dar maior clareza ao assunto que será tratado. Ela é um guia seguro para a vontade de Deus (1 Tessalonicenses 5:11-16).


3. Mantenha o Foco


Exercite, antes de tudo, sua habilidade de ouvir plenamente e de ser específico. Não permita que essa seja uma conversa inútil; embora a conversa possa ser difícil, ela nunca deve promover a impiedade (2 Timóteo 2:16). Lembre-se de que seu trabalho deve ser levar à edificação e ser uma ponte para a reconciliação.


Conclusão


Conversas difíceis dependem de sabedoria divina. Quando são motivadas por um agir que revela a presença e a vontade de Deus, se abrirá um canal poderoso de crescimento e restauração.


Comentários


bottom of page