top of page

3 PERIGOS DA AUTO AFIRMAÇÃO

Apresento aqui a antítese da auto afirmação, descrevo os perigosos comportamentos que esta posição causa à liderança. A auto afirmação não marcará uma liderança para eternidade com Cristo, somente “negar-se a si mesmo” oferece esse poder.

1. Líderes que se auto afirmam trabalham sozinhos

Um líder espiritual não precisa se auto afirmar, sua maior necessidade é a de negar-se a si mesmo.


Negar-se é a verdadeira fonte de poder para uma liderança espiritual. É uma escolha perigosa se auto afirmar, porque se um líder trabalha desta forma, trabalha sozinho. Servir na dimensão do “negar-se a si mesmo” é dizer que você não tem condições de fazer nada sem a presença de Deus.


“Então Moisés lhe declarou: "Se não fores conosco, não nos envies.” Êxodo 33:15


2. Líderes que se auto afirmam não possuem uma vida crucificada

Quem carrega a Cruz vence a carne, dia após dia, porque não existe melhor padrão para um liderança espiritual do que este.


Uma liderança “auto afirmada” jamais irá tocar os corações como uma “liderança crucificada", a liderança que precisa de auto afirmação pode atrair admiração temporária, mas ela não está revestida do verdadeiro poder para vencer. As pessoas conseguem observar aquilo que o líder carrega, as coisas que ele dedica mais tempo e sobre o que ele mais fala. Se você escolher a cruz, nenhum discípulo ficará em dúvidas de quem está dirigindo a sua vida, continue fazendo isso, porque mais pessoas verdadeiramente convertidas irão seguir você na mesma direção.


A auto afirmação é uma necessidade de reconhecimento, mas uma vida crucificada é uma necessidade da presença de Deus.


“E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.” Lucas 9:23


3. Líderes que se auto afirmam servem a própria vontade

“Então Dalila o chamou: “Sansão! Vê, os filisteus estão voltando!” Acordando do sono, ele disse: “Sairei e me livrarei deles como das outras vezes.” Entretanto, ele não tinha notado que o SENHOR já se havia retirado dele.” Juízes 16:20


A auto afirmação vai encontrar uma forma de aprovar por si mesmo todas as coisas, sem considerar a vontade de Deus, até que este líder, tarde demais, possa se dar conta que perdeu a unção especial que teve um dia.


Desta forma, uma liderança auto afirmada tem explicação para cada decisão da sua própria vontade. Negar-se a si mesmo é estar firme no propósito de fazer a vontade de Deus e de até perder a sua vida para encontrá-la em Cristo.


Quando vivemos uma vida crucificada nós negamos até um copo de água para nossa carne, nós não queremos que ela se revigore e tenha força.


A nossa única auto afirmação é nossa negação da velha natureza.


Quando em um ato negamos a nós mesmos na Terra, somos afirmados no Céu. Somente Deus pode se auto afirmar, somente Ele é!


Líder não siga o caminho da auto afirmação porque este caminho busca ter uma glória que não lhe pertence. A auto afirmação pode colocar você dentro de um grupo admirado nesta Terra.


O “negar-se a si mesmo” incluirá seu nome na lista dos perseguidos, mas somente quem nega a si mesmo poderá ouvir….


“Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra na alegria do teu senhor.” Mateus 25:21


Siga o autor no instagram


Comments


bottom of page